Não sabe como montar seu curriculum? Veja como fazer um bom curriculum vitae para o primeiro emprego:
A grande preocupação da maioria dos estudantes que acabam de se formar e querem ingressar no mercado de trabalho é como montar um currículo apresentável. O que devo colocar? É preciso encher o currículo com as minhas experiências? Devo escrever o que espero trabalhando na empresa? Essas são algumas das muitas dúvidas que possuem aqueles que estão em busca de sua primeira oportunidade de trabalho.
Como fazer um bom curriculum vitae para o primeiro emprego
Saber montar um bom currículo é essencial na hora de conseguir o tão sonhado primeiro emprego. Antes de tudo, é necessário estar ciente de que quando um recrutador lê a idade no currículo, ele geralmente já imagina que o candidato não possui muita experiência e isso não é um problema de forma alguma.
A primeira coisa que se deve conter num currículo são os dados pessoais, as informações acadêmicas, informações profissionais e outras informações que possam vir a ser relevantes para o cargo em questão.
Como cadastrar currículo na Nestle- Clique aqui
O objetivo profissional é uma das informações mais importantes na hora de preencher um currículo, um texto curto em que o candidato informa sua área de atuação e suas expectativas profissionais. Pense e reflita bastante sobre seus objetivos e seja específico, não coloque o nome do cargo, para cada empresa escreva um objetivo diferente e o mais importante: Vá direto ao ponto!
Não se esqueça de ser completamente sincero e claro em relação a algum detalhe que possa distingui-lo de outros candidatos. Por exemplo, se for fluente em algum idioma, deixe claro o quanto você o domina e o conhecimento que você adquiriu.
O que colocar no currículo para primeiro emprego
Passo-a-passo para fazer o currículo para primeiro emprego:
- Dados pessoas: Deve ser objetivo e conter apenas nome, endereço, telefone para contato, e-mail, idade e estado civil.
- Formação: Dê bastante ênfase a este tópico! Coloque nome da(s) instituição(s) em que estudou, carga horária e previsão de conclusão do curso caso ainda não o tenha concluído.
- Experiências profissionais: Se não houver experiência anterior, informe atividades extra-curriculares, estágios, cursos, workshops, eventos e outros cursos relevantes para o cargo que se deseja.
- Objetivo: Escreva uma descrição simples e direta sobre qual é o seu objetivo, definindo suas habilidades, mas sem se valer de elogios para exaltar suas qualidades pessoais.