A declaração de trabalho pode ser utilizada em diferentes situações e tem muitas finalidades, sua elaboração é muito fácil e simples.
É um documento que comprova que o funcionário é ou foi contratado por determinada empresa, para comprovação de renda, para confirmar atuação em serviço voluntário ou para quem trabalha de forma autônoma.
Redigir uma declaração de trabalho não é complicado como pode parecer, mas deve seguir algumas regras.
São muitas as situações em que você pode se deparar com a necessidade de apresentar o documento, como estudantes que precisam justificar suas faltas ou atrasos em decorrência do trabalho e assim garantir que tenham uma segunda chance em caso de perda de provas ou atividades.
Declaração de Trabalho para imprimir
Ao redigir a declaração de trabalho você deve observar atentamente se preenche algumas informações básicas exigidas. É muito fácil de ser feito e não existe mistérios, o texto deve ser simples e objetivo, redigido na norma culta da língua portuguesa.
É importante que o papel usado na declaração de trabalho seja timbrado e contenha os dados da empresa em que o funcionário trabalha. O documento também deve ser assinado e carimbado pelo departamento responsável da empresa.
A declaração pode ser apresentada para afirmar à órgãos e instituições que o trabalhador está devidamente empregado ou que já teve relação empregatícia com alguma empresa, caso a relação de trabalho já tenha sido encerrada.
Leia também: SINE BH 2018: Vagas de emprego, endereço
Modelo de declaração de trabalho simples
Uma declaração de trabalho simples deve incluir os dados básicos para identificar o funcionário e ser escrito sempre em terceira pessoa. Cada empresa pode ter um modelo para ser usado e eles podem ser diferentes entre si, mas se não houver você mesmo pode fazer.
Aqui você pode conferir um modelo de declaração simples e bem comum para utilizar:
Declaro que (nome do funcionário), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador da carteira profissional nº (insira o número), inscrito no CPF (informar) e RG nº (informar) é funcionário do quadro desta empresa exercendo a atividade de (cargo ocupado no momento) no horário de (horário de início e fim de expediente).
(localidade), (dia) de (mês) de (ano)
(espaço para assinatura)
(nome do responsável, cargo e nome da empresa)
CNPJ nº (informar)
Saiba ainda: Entrevista de Emprego: Perguntas e Respostas Prontas
Declaração de trabalho autônomo
Para trabalhadores que não têm vínculo empregatício pode parecer que não há jeito para fazer uma declaração de trabalho, mas esses profissionais liberais são amparados por algumas leis da legislação brasileira e também podem comprovar seu trabalho e renda através da declaração.
Quem trabalha como autônomo pode se declarar como pessoas que tenham comércio próprio, vendedores ambulantes, diarista, entre outros. Esses profissionais devem redigir sua declaração de trabalho autônomo utilizando o modelo simples da declaração de trabalho, detalhando as atividades exercidas, os dias em que trabalha e horários.
Sendo trabalhador autônomo ou não, a declaração de trabalho é importante e em algum momento talvez você precise utilizá-la. Certifique-se de preencher todas as informações necessárias que são pedidas por quem vai receber a declaração, pois o conteúdo varia de acordo com os dados pedidos.